A importância da administração do nosso Tempo...



Quero abordar aqui um assunto que é muito importante nos dias de hoje:  administrar o tempo. Para tudo precisamos nos organizar, até mesmo para você ler este blog você precisa se administrar e ponderar seu tempo, por isso  antes de falar sobre diversos  assuntos que nos auxiliem , achei de suma importância falar sobre isto. Separei em 2 postagens  por  ser mais extenso o que inclui também algumas dicas pessoais!. Espero que gostem e acompanhem!!! Deixe seu comentário , gosto muito de lê-los!

Ouvimos sempre uma frase: "Não tenho tempo!" . Será isso verdade?  Talvez você mesma já deve ter dito muito isso. Então lá vamos!
O tempo não é uma questão que se possa resolver de uma vez por todas. Trata-se de um processo que dura a vida toda.
Sabemos que as pessoas têm diversas atividades durante o dia que consomem tempo: dedicação à família, trabalho, estudo, leituras, lazer, entretenimento, refeições, deslocamentos, cuidados pessoais, atenção e contatos com outras pessoas, atendimento ao telefone, sono, descanso, fazer nada, etc. Como conciliar todas estas atividades? Como atender a todas essas demandas? Como distribuir o tempo, sempre tão escasso, entre todas essas inevitáveis atividades? Para responder a essas perguntas, algumas ações e atitudes são necessárias e decisivas: planejamento, organização, comprometimento e autodisciplina. Planejar para programar a quantidade de atividades que se possa realmente realizar; organizar para ter produtividade e o melhor aproveitamento do tempo; comprometimento para com o planejado; e autodisciplina para entender que a realização de quaisquer tarefas exige 90% de transpiração e 10% de inspiração. 

*** Dicas para economizar tempo
*Planejamento: o tempo dedicado ao planejamento poupa um tempo bem maior na execução, e melhora os resultados.
*Organização: a organização facilita a execução, aumenta a produtividade e evita alguns transtornos.
*Comunicação: a linguagem simples, concisa e isenta de ambigüidades assegura a compreensão e poupa tempo com a eliminação de mal-entendidos. Devemos procurar  falar a " ccoisa certa" na  " hora certa" da "maneira certa".  ( Você pode achar que isto não  é relevante,  porém adiante  poderpa tirar conclusões...)
*Concentração: concentrar tempo e atenção às tarefas aumenta a produtividade e proporciona motivação pela percepção da coisa realizada. Se empenhe no que estiver fazendo, quando nos concentramos, diminuimos as margens de erros.

Alguns economizadores de tempo
- Utilização de agenda
- Fazer relação de afazeres
- Definição de metas
- Definição e acompanhamento de prioridades.
- Organização das tarefas
- Organizar as informações usadas com freqüências para tê-las à mão

Fique atenta: Alguns desperdiçadores de tempo:
- Falta de planejamento
- Indisciplina
- Indefinição de objetivos
- Indefinições de prioridades
- Má utilização dos recursos (telefone, jogos, computador)
Soluções práticas
- Estabeleça metas anuais, mensais, semanais e diárias
- Programe as atividades do dia em função dessas metas
- Relacione as atividades do dia
- Identifique as atividades mais importantes e priorize-as
- Controle diariamente as atividades realizadas
- Saiba onde seu tempo é realmente empregado
- Estabeleça início e fim para as atividades
- Melhore suas rotinas e hábitos.
- Seja realista e esteja consciente das limitações do tempo disponível
- Não inclua atividades em excesso. Evite frustrações.
- Preveja uma pequena reserva de tempo para imprevistos

Continuarei na próxima postagem ....



Postado por Rose Brytto.

3 comentários:

Simone disse...

Olá dona Rose,amei esse post, aprendi mto e realmente, tava faltando eu administrar direito o meu tempo...rsrs Que Deus abençoe mto a sra e que continue sempre nos ajudando com os posts aqui no blog... Beijinhos*

OS MEUS MELHORES MOMENTOS disse...

Esse tema é muito legal, lembro que a senhora nos ensinou isso, há anos atras em uma reunião de tias, e sempre qdo estou atribulada cheia de coisa e sem tempo pra nada, paro lembro do que a sra falou e me organizo! Esses dias falei da senhora pra uma amiga, que a senhora nos ensinou isso, agora vou falar pra ela entrar em seu blog ai ela entenderá melhor!
Que Deus a Abençoe grandemente!!!

Joice disse...

Uau, amei... Vou começar agora mesmo...